Educação

Aumenta o interesse pelo Pave

Uma das motivações dos estudantes foi a ampliação no números de vagas na UFPel

Carlos Queiroz -

Quase três mil candidatos realizaram a prova do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) neste sábado (02), dividindo-se entre o Colégio Pelotense, Campus Anglo e Instituto de Ciências Sociais (ICH). Cada um desses jovens busca a chance de ingressar na graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sem precisar da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A movimentação nos três locais de aplicação do programa iniciou às 13h com a realização da primeira etapa, destinada aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Já o segundo e terceiro ano fazem a prova no domingo à tarde.

Primeira vez
O Campus Anglo foi o que mais recebeu candidatos. Logo após duas horas de teste, os inscritos começaram a deixar o prédio. Em geral, consideraram a prova tranquila. Para Emanuele Sias, de 16 anos, as questões abrangeram vários dos temas abordados em sala de aula.

A jovem que realizou pela primeira vez o exame conta que se preparou bastante e aposta na oportunidade oferecida pelo Pave. “É uma forma mais fácil de entrar na Universidade, porque as questões são distribuídas por ano, ao invés do Enem que reúne todo o conteúdo do Ensino Médio”, acredita.

Apesar de não ter estudado tanto para o teste deste sábado, Andrey Lima, do Instituto Federal Sul-Riograndense (IF-Sul), também considerou a avaliação tranquila. Achou mais fáceis as questões de matemática e as mais difíceis aquelas referentes à química.

O que mais o motivou a tentar o Pave foi a ampliação, a partir de 2018, do número de ingressantes no programa da UFPel. São cerca de 800 vagas oferecidas, o que representa cerca de 20% dos ingressos. No ano passado era apenas 10%. O jovem de 18 anos cogita cursar Arquitetura, mas sua decisão ainda nao está definida.

Em números
Ao fim desta primeira etapa, a Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (Coodec) da UFPel afirmou que o processo transcorreu dentro da normalidade. Segundo a chefe do Núcleo de Seleção, Fernanda Alves, 2.984 candidatos realizaram a prova neste sábado, sendo que 139 se inscreveram e não compareceram nos locais, o que representa 4,6% de abstenção.

Exclusivo da UFPel
Criado em 2004, o Pave é um processo alternativo de ingresso na UFPel, adotando um sistema gradual de avaliação no qual o estudante realiza três provas (uma ao final de cada ano do Ensino Médio) com peso que aumenta paralelamente ao avanço dos alunos. A média de pontos das três avaliações forma a nota final do candidato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Serviços públicos vão para o bairro Anterior

Serviços públicos vão para o bairro

Embrapa vai receber o prêmio Folha Verde Próximo

Embrapa vai receber o prêmio Folha Verde

Deixe seu comentário